Notícias

01 out

O que fazer com os animais de estimação durante as férias?

Chega a temporada de férias e todos começam a planejar suas viagens, para a praia, para a montanha, para o sítio da família ou para o exterior. A empolgação é enorme, até que alguém se lembra do que fazer com seu animal de estimação.
Porém, muitas são as opções existentes: levar os pets para as férias; deixá-los com dogsitter/catsitter, vizinhos, amigos e parentes ou utilizar serviços de hospedagem.

A seguir, uma lista de opções que podem se encaixar à sua situação:

Levar os amigos para as férias

Esta é a opção preferencial de um crescente número de pessoas que já começam a surgir no Brasil os estabelecimentos hoteleiros que aceitam animais.

Quando vamos para um sítio, para a casa de praia ou outro local de propriedade da família, fica um pouco mais fácil. Mas devemos lembrar que alguns cuidados devem ser tomados, como manter porteiras e portões fechados e verificar se há outros animais presentes. Em várias situações podem acontecer incidentes desagradáveis, como briga por território, um coice inesperado, algumas galinhas mortas. E, até mesmo, uma inesperada gravidez!

Procure levar alimentação e alguns brinquedos do seu animal, para que ele não estranhe muito o novo local.

Hospedagens

Procure saber se em sua cidade ou região existem canis de hospedagem com boas instalações. Confira se os estabelecimentos possuem médico veterinário responsável, equipe de plantão, área livre para exercícios e boas referências.

Nunca hospede seu animal em uma clínica veterinária, pois o risco de contrair doenças é muito alto. Pelas dependências da clínica circulam diariamente cães doentes, com as mais variadas patologias.

Dogsitter e catsitter

Estes são profissionais ainda raros aqui no Brasil. Nas principais capitais já existem algumas pessoas se dedicando a este trabalho.

São pessoas que vão às residências de proprietários de pets no período de viagens, cuidam dos animais e saem para passeios enquanto seu donos estão em férias.

Nos Estados Unidos já existem até associações de classe destes profissionais que tanto facilitam a vida dos proprietários de animais de estimação.

Vizinhos, amigos e parentes

É a opção mais econômica, mas é preciso ter a sorte de possuir um vizinho, parente ou amigo tão prestativo e que seja aceito pelo seu animal de estimação, principalmente se ele for um cão. Passe instruções detalhadas sobre os hábitos e costumes de seu pet.