Notícias

11 fev

7 parques e bosques que você deve conhecer em Curitiba

O Catraca Livre selecionou as melhores áreas verdes da cidade para passear, se exercitar e fazer piquenique

Texto Retirado de: https://catracalivre.com.br/curitiba/agenda/gratis/7-parques-e-bosques-que-voce-deve-conhecer-em-curitiba/

Como dizem as boas línguas, Curitiba não tem praia, mas seus parques e bosques dão um show! Apesar de majoritariamente urbana, a cidade possui lindas áreas verdes que proporcionam maior qualidade de vida aos habitantes e são pontos turísticos obrigatórios aos visitantes.

Pensando nisso, o Catraca Livre selecionou sete parques obrigatórios para conhecer e frequentar na capital paranaense.

Confira os 7 parques e bosques imperdíveis em Curitiba:

divulgação

Passeio Público
É o mais antigo parque municipal de Curitiba e também foi o primeiro zoológico da capital, inaugurado em 1886. Possui grande diversidade de fauna e flora e equipamentos como restaurante, playground, aquário, terrário, sanitários, ponte pênsil, pedalinhos, pista para caminhadas, e ciclovia, entre outros.
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 6h às 20h
Entrada: Catraca Livre

 

foto: Carlos Ruggi

Jardim Botânico
Inaugurado em 1991, o local é conhecido por seus jardins geométricos e pela estufa de três abóbadas, que possui plantas características da floresta atlântica do Brasil. O Jardim Botânico ainda abriga o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo.
Endereço: acesso pela rua Eng. Ostoja Roguski
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo. No verão, das 6h às 21h; no inverno, das 6h às 20h
Entrada: Catraca Livre

 

foto: Christian Knepper

Parque Tanguá
O parque envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. Os visitantes podem ter contato com lindas áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé, além de mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.
Endereço: Rua Oswaldo Maciel, no bairro de Pilarzinho
Horário de funcionamento:  diariamente das 8h às 18h
Entrada: Catraca Livre

 

divulgação

Parque Barigui
O nome deste que é um dos maiores parques de Curitiba tem origem indígena. Os índios locais deram esse nome ao rio que atravessa o parque e que pode ser traduzido como “rio do fruto espinhoso”, referindo-se às pinhas que caem dos muitos pinheiros do local.
O Barigui possui equipamentos de ginástica, sede campestre, churrasqueiras, restaurante, canchas poliesportivas, quiosques, Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça, parque de exposições, parque de diversão e pista de bicicross, além de heliporto, onde é possível alugar um helicóptero e percorrer vários pontos turísticos de Curitiba.
Endereço: entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277. Acessos: BR-277 e Av. Cândido Hartmann
Horário de funcionamento: o parque fica aberto ininterruptamente
Entrada: Catraca Livre

 

divulgação

Parque Tingui
O nome do parque homenageia o povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. O Tingui tem pista de caminhada em meio a paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui. Também é possível visitar o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana, local que recebe eventos culturais e exposições.
Endereço: entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui
Horário de funcionamento: o parque fica aberto ininterruptamente; o Memorial Ucraniano e a loja de artesanato anexa funcionam de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada: Catraca Livre

 

divulgação

Bosque do Papa
Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II a Curitiba. O local é cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias, e também abriga o Memorial da Imigração Polonesa. O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.
Endereço: R. Euclídes Bandeira – Centro Cívico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h
Entrada: Catraca Livre

 

divulgação

Bosque do Alemão
Além dos jardins maravilhosos, o local conta com equipamentos relacionados à cultura germânica. Entre eles está o Oratório de Bach, réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico e que abriga uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e sanitários. O jardim externo possui uma passarela ligada ao mirante, situado sobre a Torre dos Filósofos. Descendo a torre chega-se ao Caminho dos Contos, uma trilha que conta a história de “João e Maria” dos irmãos Grimm por meio de painéis de azulejo e leva à Casa da Bruxa, espaço que incentiva a leitura no público infantil. Aos finais de semana, às 11h, 14h e 16h, é realizada a “Hora do Conto”, na qual bruxas e fadas realizam leitura teatralizada de contos infantis.
Endereço: Rua Francisco Schaffer x Rua Nicolo Paganini x Rua Franz Schubert
Horário de funcionamento: o bosque funciona diariamente, das 8h às 18h; a Casa da Bruxa, diariamente das 9h às 17h
Entrada: Catraca Livre

CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS HOTÉIS EM CURITIBA


Telefones

  • ATENDIMENTO AO CLIENTE +55 (11) 3123.8006
  • Reservas +55 (11) 3123.8002
  • Vendas +55 (11) 3123.8005
  • PABX +55 (11) 3123.8000

Whatsapp

  • Planos de férias +55 (11) 97141-9794
  • Comercial/Hotéis +55 (11) 97439-4193